quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como estimular seu bebê de 1 ano para que ele se desenvolva feliz e vc também ; )


Olá Pessoal,

Tudo bem?

Se tem algo que eu como mãe, amo, é a quantidade de informação disponível na internet.
Desde grávida, venho conhecendo esse universo. Uma vez, uma amiga, que foi gerente da Imaginarium, onde eu comprava muito, me disse que acompanhava um monte de blogs sobre gravidez e educação infantil e ela me falou, quando eu disse que queria engravidar, que eu amaria esse universo e é verdade.
Especialmente porque optei por cuidar do Miguel exclusivamente e com isso diminui meu recurso financeiro, então comprar livros, fazer cursos estão fora de cogitação. Então, quando tenho alguma dúvida, ou inquietação, recorro a este universo e tem sido muito bacana aqui em casa. Compartilho com meu marido, com a nossa ajudante, amigos próximos e familiares e como bibliotecária por formação, sempre acreditei e continuo acreditando que a informação faz a diferença e nos dá poder.
Eu tenho pensado em que tipos de atividades posso fazer para ter uma rotina com o Miguel, de modo que possamos nos divertir e além disso, ele possa aprender, se desenvolver e ser estimulado.
Então, compartilho esse texto com vocês.

A nossa experiência tem sido assim: desde que Miguel chegou em casa, colocamos música (Fofo trouxe um som novinho para o quarto dele e gravou vários discos, juntei outros que eu tinha) e ele sempre dormiu ouvindo musiquinha. Procuro colocar músicas mais animadas para ele brincar, na hora do banho, massagem, já fez até mini ofurô (balde) com chá de camomila, na banheira também...rs e as brincadeiras tem sido assim, DVD, quintal, brinquedos (separo os brinquedos para ele lidar com alguns poucos ao mesmo tempo e se manter interessado em explorar). Daí fui procurar coisas que eu possa fazer com ele, como se ele estivesse na escolinha...vamos ver o que mais vou descobrir.
Se você quiser deixar dicas aqui e sua experiência, vou amar!
Estimulação
Escrito por Vilma Medina   


A estimulação precoce se baseia sobretudo na repetição, ao que os especialistas denominam unidades de informação ou bits. Do mesmo modo que aprendemos a dizer “mamãe” ou “papai”, repetindo para que falem várias vezes, podemos também aprender a ler, a conseguir um pensamento matemático, e inclusive a desenvolver aspectos físicos, sensoriais e sociais.

Estímulos e atividades adequadas à idade e à capacidade de cada criança

A repetição sistemática e sequencial de estímulos ou exercícios, e de atividades com base científica, reforçam as áreas neuronais dos bebês.
Durante a estimulação, não somente se potencializará adequadamente o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional do bebê, como também se respeitará seu desenvolvimento individual, suas capacidades, sua predisposição, e seu ritmo. Cada criança é única e diferente, e os pais devem ter isso em conta na hora de estimulá-la. O bebê deverá viver livremente esta experiência e não como uma obrigação. Jamais se deverá forçar um bebê que faça alguma atividade que ele não esteja preparado nem suficientemente estimulado. O bebê deve sentir-se livre e motivado para manter sempre uma boa auto-estima durante todo o processo de aprendizagem. Por esta razão, os pais devem respeitar seu desenvolvimento individual, evitando comparações e pressões sobre seu filho.
Os pais também aprenderão e crescerão em sua tarefa de pais durante a estimulação dos seus filhos. Antes de começar com a estimulação do bebê, é importante que eles conheçam as etapas de desenvolvimento de um bebê para que possam apresentar-lhes estímulos e atividades adequadas à sua idade e capacidades.

A estimulação do bebê reforçará o vínculo emocional com os pais

A estimulação começa com atividades de contato com o bebê. Isso reforçará o vínculo emocional, afetivo, através de massagens e estímulos sensoriais, entre pais e filhos. A partir daí, se dará início às atividades de motricidade, concentração e de linguagem. A brincadeira é uma ferramenta efetiva de estimulação para os bebês. Através das brincadeiras (jogos, etc.), os pais podem observar o comportamento do seu filho e conhecer suas necessidades, desejos, gostos e inquietações. 
Na estimulação precoce, deve-se buscar o equilíbrio. Por isso, deve ser integral, tanto física como intelectual. Se uma criança só aprende a jogar bola, e não é adequadamente estimulado na leitura, por exemplo, será um gênio do esporte, mas se sentirá incapaz de ler um livro. A estimulação desde cedo, deve circular por todos os caminhos: físico, intelectual, emocional, ou seja em todas as áreas. Outra coisa é que para algumas crianças será melhor ler um livro do que jogar basquete. Isso será uma opção pessoal da criança e deve-se respeitá-la. Em todo caso, a estimulação deve, através de experiências e habilidades, gerar a motivação nas crianças. Crianças motivadas são crianças felizes.
Se os pais optam pela estimulação precoce, devem ter bem claro que esta decisão lhes exigirá uma certa dedicação ao dia. Muitos pais dizem que é muito afetiva e proveitosa, pelo menos no que se refere ao tempo que compartilham com seus filhos.

Conselhos de estimulação precoce dos bebês para os pais

1- Respeite o tempo de resposta do seu filho. Escolha um momento tranquilo para brincar com ele. Evite brincar com seu filho quando notar que ele está cansado, e sobrecarregá-lo de tarefas e de estímulos. 
2- Escolha objetos agradáveis ao tato, paladar, audição, e que sejam claro, seguros.
3- As brincadeiras devem ser acompanhadas de canções, palavras e sorrisos. De carinho e doçura, também.
4- A brincadeira deve ser algo prezerosa para os dois.
5- Aproveite o momento do banho para dar uma massagem no seu filho.
6- Use a música enquanto seu filho no carro ou em casa.
7- Brinque com livros com seu filho. Se é um bebê, existem livros de plástico, de pano, com odores e texturas distintas. 
8- Conte contos a seu filho antes de dormir.
O texto foi tirado daqui.http://br.guiainfantil.com/estimulacao-infantil/86-como-estimular-um-bebe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe seu comentário, vamos amar responder!

Você também irá gostar de:

Você também poderá gostar de: