quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ir para escola ou não antes dos 3 anos?

O Miguel ganhou uma caixa com muito material para brincar enquanto aprende, ou aprender enquanto brinca...rs e nessa caixa veio uma caixa com giz para desenhar em calçadas (AMEI) e preciso saber onde comprar mais, pois estão acabando os gizes...falando nisso, como hoje dei aula de reforço em inglês para um pré adolescente aqui em casa...levei a mesa e a cadeirinha que o Miguel ganhou para o quintal, onde tem a mesa grande de vidro e eu daria aula e levei um tapetão emborrachado, seus carrinhos, massinha, forminhas, os gizes para desenhar etc e fui alternando as atividades com ele, mantendo um interesse em cada uma delas e revezando a atenção, ou seja, enquanto explicava a matéria, o Miguel tinha que esperar e enquanto meu aluno fazia o exercício, eu brincava com ele e assim fomos levando...eis que num dado momento, em que eu não podia me levantar, pedi a ele que desenhasse o sol e disse assim: faça um círculo e os raios e ele FEZ! Seu primeiro sol e vi que está conhecendo as formas geométricas (que ele ama!) de uma forma que consegue representar no papel (claro, dadas as proporções). Vou colocar a foto do sol depois aqui...

Mas isso me fez e sempre fico pensando se a decisão que tivemos aqui em casa de mantê-lo em casa ou dele começar a vida escolar com 3 anos.

Tem gente que acha um absurdo, tem gente que não pôde ter esse luxo, tem gente que faz o que acham que é melhor e pronto.

Não é regra e cada caso é um caso.

Eu sou filha de professora e trabalhei durante minha adolescência em uma pré-escola, hoje educação infantil e tive acesso a leitura sobre o assunto, discussões e prática e eu curto muito poder estar com meu filho e ensinar brincando ou brincar ensinando...os estímulos tem tido resultados muito bacanas, sem contar o convívio...

Mas, como muitas pessoas tem me questionado sobre a escola e quando o Miguel vai começar, compartilho aqui essa matéria muito interessante e com várias questões relevantes sobre essa decisão.

O que mais me chama atenção é o tempo de qualidade que pode ser dedicado à criança, a rotina que não deve ser muito rígida antes dos 3 anos, respeitando os ritmos de cada criança e gostei muito das dicas para procurar escola, já que estamos nessa fase....

Quem quiser ler e conhecer melhor sobre o assunto o link está AQUI.




Um comentário:

  1. Marcelle: (sorry but I can't explain these ideas in portuguese) before Cele, my girl, was born, I thought I would'nt send her to school before 3, but as she grew up, she started to show the need of being with other children, and I sent her to kinder garden at 1 year and 9 months, I went with her the first classes and activities were shared with the mums, later I started to be out of the classroom, and the classes started to be longer. Each child is different, so we, as mothers now what to do. If that's your desicion, it's ok!
    beijos!

    ResponderExcluir

Oi, deixe seu comentário, vamos amar responder!

Você também irá gostar de:

Você também poderá gostar de: