terça-feira, 4 de outubro de 2011

O quarto vai mudando para estimular o desenvolvimento













Desde que o Miguel nasceu ele ocupa o quarto dele para suas sonecas. Por ser uma suíte, troco as fraldas dele lá, ele toma banho lá, mas confesso que ultimamente ele tem ficado muito comigo e no meu quarto, tomando banho no meu banheiro e tanto eu, quanto o Rodrigo nos tocamos que ele precisa ocupar o espaço dele. É bem verdade, que o Miguel ocupa a casa inteira e acho que não tem maneira melhor de um ser que acabou de chegar, sentir-se bem vindo...
Mas, aproveitando a dinâmica e o movimento que tenho dado a nossa casa, tentando atribuir algo especial em cada cantinho e deixando os espaços funcionais e aconhecantes e estimulada pelo link da Nana, sobre um cantinho Montessoriano para seu bebê...resolvi fazer umas pequenas, porém significativas mudanças aqui no espaço do Miguel.
1- O submarino amarelo ainda navega no mar azul e isso é legal, porque não foi um tema tão infantil...então ainda combina com o Miguel.

2- O tapete com as letras do alfabeto não para mais no lugar e vai virar jogo...ensinar as vogais, as cores, ensinar a encaixar. Como nosso chão é super frio, acabei subindo com o tapetão.

3- A idéia original era usar os nichos do armário do quarto, quando tiramos a porta para abrigar o som, os brinquedos e tais, mas como a bolsa arrebentou, não conseguimos terminar a tempo e uma mesinha saiu do lado da minha cama para apoiar o berço e coisas que eu usava no início da amamentação, como as conchas, o copo e a garrafa de água...mas, como cada cantinho é precioso, resolvi tirar a mesa e colocar o som no nicho do armário...o tapete foi até onde ficava a mesinha

4- A mesinha da Nana ganhou mais utilidade com os livros, que agora ficam realmente acessíveis ao Miguel. Cantinho de leitura já! Em casa de ferreiro o espeto não pode ser de pau e em casa de bibliotecária, tem que ter cantinho de leitura!

5- Ali, próximo a essa mesinha, penso em fazer umas almofadas, para ficar um cantinho delicioso para ler, relaxar, ouvir música.

6- Ele deve ganhar uma caminha baixa - ficamos apavorados quando ele pulou do berço de madrugada e apareceu no quarto

Me ajudem?

Estou na dúvida se faço uma bancada de atividades e coloco os bichinhos de pelúcia em nichos próximo ao submarino. Meu medo é que o quarto fique estimulante demais, pois na hora de dormir, isso é um problema.

Por isso, o canto do berço é branco e sem estímulos exagerados.

O tapetão talvez vire um tapete mesmo, de cor neutra, que vá acompanhando o crescimento do Miguel. Mas como o chão é muito frio e ele ama ficar descalço, como estava sem uso, resolvi aproveitar e fazer esse mosaico colorido no chão.

Você tem mais dicas sobre cantinhos Montesorianos?

Miguel está muito feliz por alcançar o som dele e também os livros. Ele escolhe um livro e pede história antes de dormir o sono da tarde e o da noite. Tem se interessado pelas histórias e também o vocabulário tem aumentado.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, deixe seu comentário, vamos amar responder!

Você também irá gostar de:

Você também poderá gostar de: